Lisboa-Madrid, parte 1

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Crónicas duma viagem ao “outroladodomundistão”

Lisboa-Madrid, Parte 1


Encontro-me em trânsito (não se consegue usar este termo sem se pensar na Fátima Lopes e na sua tripa de precisão suiça..enfim!). Cá estou eu finalmente sentado e comido após ter chegado a Madrid há “somente” 3 horas!!!
Nunca mais digo mal da falta sinalização e organização lusitana. Isto sim, é do bom e do melhor...e ainda falo eu espanholês, senão...
Mas vamos por partes. Primeiro a partida: vôo atrasado meia hora sem que aviso algum houvesse, mas disto estamos nós habituados. Pergunto à Isabel (poderá ser outro nome...será Gracinha? bem...) que está nas informações e que me foi apresentada pela Gui: isto está atrasado não está? - No sistema diz que aterra às 09h25 e vem para esta manga. Olho para o relógio (09h35), olho para a manga atrás de nós, não vejo avião algum e encolho os ombros com aquele sorriso de quem acordou às 06h45 para ser feito esperar por espanhóis (ah...vim na Iberia...uma estreia pessoal).
Finalmente vê-se a aeronave (gosto usar este termo e raramente o faço....veremos se o consigo espetar aqui mais alguma vez!) a aterrar, chega à manga e saem espanhóis com pressa. Não sei se já alguma vez viram um grupo de espanhóis a saírem dum local fechado com pressa. Tem a sua piada. Digamos só que a parte mais agradável para a humanidade é o facto de não falarem uns com os outros a 90dB, pois não têm tempo.E isso todos agradecemos!
Num revirar de olhos, começam a chamar. Mas já limparam o avião? Já repuseram as refeições? Ah...pura ilusão a deste viajante. Mas quais refeições? Nem amendoins! Se quiseres comeres, pagas. O bilhete não foi caro, é um facto, mas da última vez que olhei, a Iberia não era low cost. E quanto à limpeza da aeronave (e vão duas), a revista da lux no chão no meu lugar falou por si (veio de Madrid a Lux em Português ou já tinha feito aquela viagem no chão antes? Se calhar já tinha cartão de passageiro frequente esta lux...fica a dúvida).
Felizmente tinha espaço para as pernas no A320 (lá perdi a oportunidade de dizer aeronave...) e ninguém ao lado. São engraçados estes espanhóis...de me pouparem a contágios.
Na Iberia, ao contrário de outras companhias, o prazer de entreter os passageiros ainda se nota, daí não terem instruções de segurança em vídeo, mas sim a hospedeira à maneira antiga a dizer que existem duas portas à frente, duas portas à rectaguarda e duas ventanas sobre as asas. Isto tudo com aquela cara de grande simpatia e nenhum frete depois de ter feito isto 13.578 vezes na vida.
Vamos descolar já depois deste 757 da US Airways, diz o comandante da aeronave em castelhano, (não era necessário dizer aeronave, mas apeteceu-me)...bem...ele disse mais algo parecido com: “despues deste siete-cinco-siete del lado derecho, somos nos otros”. Em inglês, para quem não percebe castelhano, (versão do comandante): “we gaassakncaspo next vcaasdcnsadda seven.five.seven dascadsc”. Sim, os nossos pilotos têm muito que aprender com o inglês dos pilotos espanhóis. Aliado à qualidade do sistema sonoro, torna completamente impossível para qualquer inglês perceber o que ele quer dizer. Os únicos que eventualmente perceberão são os espanhóis que também falam inglês daquele modo, mas esses já tinham tido a explicação em castelhano...ah...se calhar era para os que estavam distraídos quando foi em castelhano...tudo faz sentido agora. São engraçados estes espanhóis!
Descolamos, subimos em altitude e viramos para Castela...bonita a paisagem do estuário do Tejo...o céu está límpido e posso ver o rio e a zona ribeirinha ocidental e oriental. Despeço-me de Lisboa levando-a comigo.
À maneira antiga, passa a hospedeira com os jornais. Peço o El Mundo pensando que teria mais notícias do mundo que o El País. Mais uma vez, pura ilusão. Fiquei a conhecer com imenso pormenor a questão do acidente da spanair. Parece que os pertences dos desgraçados que bateram a bota ficaram 36 dias ao relento sem que os familiares tivessem acesso às coisas, tudo porque o juíz ainda não dera ordens para se limpar a zona. Não percebi bem o porquê da indignação. Os ex-putos do caso Casa Pia (hoje em dia avós) estão à espera há anos que um juíz mande limpar o lixo das nossas ruas e não fazem alarido! Estão preocupados que as coisas depois de ardidas e destruídas se constipem? Se fosse cá já tinham sido gamadas e/ou vendidas no ebay, mas pronto.
Estranhamente, não se fala em parte alguma do jornal do Cristiano Ronaldo (por oposição à Lux onde, em cada 3 páginas, 4 têm uma foto do rapazola), nem consta que alguma vez tenham estado a par do caso Esmeralda. Não sei como conseguem sobreviver estes periódicos espanhóis. Parece que estão mais preocupados com o facto do Zapatero ter dito que a culpa da crise era do Bush e das suas políticas económicas e dum casal de proxenetas nigeriano ter mandado assassinar o pai, na Nigéria, duma miúda que fugiu do esquema da prostituição à força, depois de pensar que vinha trabalhar legalmente para Espanha. De facto, este mundo está todo virado ao contrário...preocuparem-se com estas coisas quando o Cristiano Ronaldo marcou o seu primeiro golo depois da lesão...tss, tss, tss.
Entretanto, distribuem-me um inquérito da IATA a perguntar o que acho da Iberia, do serviço, daquilo, daqueloutro...preencho o que me apetece (sei lá eu como é a comida a bordo...vou pagar 5€ por uma sandes de queijo para responder ao questionário, não?). A senhora que se sentou dois lugares ao lado parece incomodada pelo facto de eu ter prestado pouca atenção ao questionário, toca-me (lá se foi o isolamento e o evitar do contágio) e diz-me que já estão a recolher os questionários. Ah, digo eu...gracias e tal. Faço mais umas cruzes e dou a coisa por encerrada. Pego na lux, fico a saber que não sei quem está grávida aos 45 anos e está a adorar e começamos a descida. Felizmente o comandante avisou-nos: “we are cascdad Madrid fsadfdsf degrees”. E pronto, fiquei a saber que íamos para Madrid (não fosse eu ter entrado no avião errado) e que estariam graus....alguns graus...muitos graus...enfim...graus! (continua)

1 comentários:

Lília disse...

Permite-me só uma correcçãozinha... Madrid não ė o outro lado do mundistão, como tu sabes! Gostava de ler o texto de uma viagem a Moçambique, isso sim! :) E há lá bons sítios para mergulhar... Ah, gosto da lux passageira frequente e consigo mesmo imaginar-te a agradecer e tal à espanhola... XD